Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estudo do dia 27/06/2011

O BOM HUMOR E A REALIDADE DIFÍCIL

Ne 2.1-8

Neemias foi um bom homem de uma personalidade marcante, ele permitiu Deus gerar uma nobreza invejável em sua alma. Nessa sequência de estudos no livro de Neemias aprenderemos muito; tire o maior proveito possível das preciosas lições vividas por esse homem que marcou de forma tão benéfica sua geração.

Neemias parecia ser um homem de “bem com a vida”, e de um humor cativante, não foi a toa que o rei opressor Artaxerxes o convidou para ser seu copeiro mor. Era um homem fiel ao seu patrão, honesto em tudo, e não trabalhava de cara amarrada ou resmungando, “Nunca estive triste diante dele” (v.1). Neemias via em seu patrão não um dominador ou um opressor ou um aproveitador, mas uma pessoa que Deus poderia usar para ser uma benção em sua vida, um supridor de tudo que ele estava carecendo. Descobrimos e experimentamos nobreza e coisas boas quando nosso relacionamento está coberto de oração e temor ao Senhor. Deus fará do grande peixe não um instrumento de pavor, mas uma válvula de escape ou prancha de surf como fez para Jonas. Seja sábio, o bom humor de maneira equilibrada, ungido pela graça de Deus na hora certa sempre gerará um clima de portas abertas e corações favoráveis.

Neemias ficou triste quando “descobriu” e “encarou de frente” a dura situação de seu povo, seu coração desejava ver e colaborar com a solução o mais rápido possível, ele não permitiu que o pensamento da impossibilidade imobilizasse o potencial latente dado por Deus em sua vida.

Desperte meu amado irmão! Não se acomode grande são os recursos favoráveis de Deus para aqueles que desejam gerar o bem fazendo isso na força que Deus dá. Neemias orou a Deus e pediu ao seu patrão o que precisava para começar a restauração de sua cidade (v.4 e 5). Neemias fez vários pedidos: tempo, carta de autorização para chegar lá, carta para Asafe liberar a madeira da mata do rei e tudo foi concedido porque a “boa mão do meu Deus era comigo” (v.8)

Mesmo em um tempo de crise temos que entender que: “A terra esta cheia da bondade do Senhor” como diz no Sl 33.5. Creia nesta verdade e a fé geradora de coisas boas, trará para vida todas as boas promessas do Senhor. Nosso Deus é especialista em restauração, não perca o privilégio do conhecer a bondade e a misericórdia abundante do Senhor hoje por meio de Jesus e seu evangelho (boas novas) surpreendentes boas novas, e eu sei do que estou falando. Não sei qual é a sua realidade difícil, mas com a graça vinda de Deus geradora de bom humor e esperança seus desafios se transformarão em troféus de vitória como foi para Neemias.

Medite neste livro, encha sua alma de esperança bíblica e comece a experimentar o melhor de Deus em sua jornada mesmo que ela seja hoje um caminho difícil para você; persevere em agir de forma certa, creia em Deus e suas promessas e o mais Deus fará por você e fará muito bem.

Que Deus te dê a benção nesta gloriosa e nova jornada e não desista de ser gente boa.

                                                                                                                                                             
PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1. Qual era a postura constante de Neemias diante de seu patrão? (Ne 2.1)
2. Que necessidades estavam incomodando o coração de Neemias, as suas e as dos outros? (Ne 2. 2 -3)
3. O que fez o coração de Artaxerxes ser favorável a Neemias? (Ne 2. 4-5)
4. Que realidade difícil você esta vivendo?
5. Compartilhe no seu grupo uma experiência boa de confiar em Deus.
6. Orem uns pelos outros para que a boa mão de Deus seja experimentada. (Ne 2.8)

Pr. Marcos Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Companheiros